Twitter e seu processo de “Beato do Marketing”

Para qualquer pessoa falar do Twitter agora, deve mostrar respeito, pois o site de microblogging está indo de vento em popa!

Além de estar fazendo sucesso como ferramenta social, está se mostrando como um bom aliado do marketing. Fazendo um paralelo com os processos de canonização da Igreja Católica, uma rede social, para obter o status de “Beato do Marketing”, deveria passar por uma análise na qual verificariam cases de marketing com origens puras na rede social em pauta. Analisando a ‘beatificação’ do Twitter, ele já está pronto para receber o título, após ter sido o instrumento principal de alguns bons cases.

Paralelos a parte, o Twitter está se consolidando como um bom instrumento de comunicação, entretanto, como todo instrumento, tem que ser muito bem utilizado e orquestrado.

Dentre as milhares de empresas que estão presentes no site, existem algumas que estão fazendo sucesso e, provavelmente, estarão nas listas de premiações de marketing nos próximos anos!

Um case que teve sucesso comprovado foi o da Tecnisa, que conseguiu vender um imóvel através do Twitter, vale a pena ver o case aqui. Além da tecnisa que está fazendo um excelente trabalho em redes sociais, o varejista virtual Submarino, que faturou mais de R$ 3 milhões apenas pela ferramenta, e a Dell que também está com operação consolidada no site de relacionamento, são ótimos exemplos de uma boa gestão em Social Media, mais especificamente, no Twitter. Vale a pena ressaltar que o sucesso do Submarino e da Dell são a prova de que as redes sociais servem como boa ferramenta de marketing para o varejo também. Até então, acreditava-se que as mídias sociais só eram interessantes para branding.

Além de cases de grandes empresas, temos alguns exemplos de boa utilização de social media vindos de pequenos empresários e, acreditem se quiser, de igrejas:
Church Marketing Sucks: Este site, especializado em comunicação e marketing para igrejas, colocou matérias mostrando como os pastores podem utilizar o twitter em prol da paróquia.

Think Christian: O site coloca em debate vários itens que um padre deve saber para comandar sua paróquia, entre eles, (ahá) está o Twitter. Aqui ele vai mais além, abriu uma discussão no site sobre experiências que outros padres e bispos já tiveram. O detalhe é que a discussão foi realizada no Twitter.

Uma padaria britânica passou a utilizar o site para avisar seus clientes quando a fornada estava pronta (Baker Tweet).

Naked Pizza: A pizzaria tira pedidos através da ferramenta. Além disso, coloca novidades no cardápio, promoções e descopntos.

Com isso, a lição de que o Twitter pode e deve ser utilizado como ferramenta de marketing é óbvia. Entretanto, não adianta entrar no site apenas para mostrar para os clientes que a empresa entrou na era das redes sociais e agora pode atendê-lo de maneira mais dinâmica, isso não. Deve ser feito algo permanente e consistente, além de ser originalmente feito para as mídias sociais. Do contrário, será apenas mais um perfil corporativo buscando a benção e um milagre do Twitter.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Twitter e seu processo de “Beato do Marketing””

  1. Paulo Dragocinovic Says:

    Perfeito Gu !! Só conhecia o caso da Tecnisa, muito legais esses outros. Como eu havia dito no comentário em um post anterior, acreditava que a moda do twitter ia passar tão rápido quanto à do Second Life, mas esses casos provam que as empresas aprenderam a usar a ferramenta! Diferentemente do Second Life.

    Aliás… em breve faremos uma ação no borrifadinhas!

    Mto bom o post! Abçs!!!

  2. HyperCHU Says:

    Mas, os milagres existem…ô se existem!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: