Social Media – A nova moda

Incrível a velocidade com que as ferramentas de comunicação se desenvolvem no mundo online.
O que antes levava alguns anos para evoluir, passou para meses e agora, se desenvolve em questão de minutos!
Não há um evento em que esse assunto não seja abordado, de trade a marketing direto, todas as disciplinas de marketing estão bebendo dessa fonte.

A grande questão é qual melhor forma de utilizá-las. Essa, ninguém sabe responder ao certo!

Não há agência, empresa ou consultor que descobriu a fórmula do sucesso para utilização de Social Media. O Orkut já teve seu melhor momento e ninguém conseguiu provar a utilidade comercial da rede, blog´s, Twitter, MySpace e as milhares de outras redes sociais que estão no ar, e adivinha, ninguém apresentou algo consolidado.

Não estou desprestigiando as campanhas que conseguiram utilizar essas plataformas com sucesso, apesar de utilizá-las apoiadas em mídias tradicionais. Temos alguns exemplos bastante concretos como Nike, Dell, Telefônica, entre outras, conseguiram ter bons desempenhos em campanhas, entretanto, são poucos testes perto do volume de campanhas que essas empresas sustentam.

Na maioria das vezes, o que acontece é o inverso do que as corporações querem, ou seja, produções domésticas com sucesso bombástico parodiando uma marca que tentou fazer alguma ação no ambiente social, ou até quando a marca não tem nenhuma ação nesse ambiente. Aí sim, casos como esse temos aos montes: DELL HELL, GMC, Bis, e até a Dafra.

As empresas ainda vão penar pra conseguir descobrir um meio seguro ou, parcialmente seguro, para entrar nas redes, enquanto isso, ainda vamos ver muitas ações irem por água abaixo, seja por ineficiência da campanha, seja por virais parodiando a marca.

Por enquanto, algumas empresas estão conseguindo rentabilizar o Twitter, aí, tenho que admitir, algumas de maneira bem criativa e relevante, como a LG com o lançamento LG Top Mount, a Dell e o Submarino. Essa ferramenta está mostrando uma auto-sustentação mais forte do que foi o ‘vendaval’ Second Life, o qual foi embora sem se despedir!

Vamos ver como será os próximos meses, se o Twitter aguentará essa avalanche de ferramentas e aplicativos.

Deixo esse vídeo de uma provedora de internet rápida americana:

Anúncios

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Social Media – A nova moda”

  1. Pedro Says:

    digo apenas, SE FUDEU PESSOAL AGORA TEM A INTERNET

    po empresas e agencias ficam num rodeio só para falr no final o obvio: precismos nos comunicar…
    bem vindo a blogsfera

  2. Paulo Dragocinovic Says:

    Grande Gu !!! Seu blog será acompanhado e terá um espaço de divulgação no borrifando.

    Kra, eu concordo com o que você escreveu. Na minha opinião o que acontece é que clientes e agências vão muito na onda, naquilo que é a nova moda, sem nem saber direito como ou porque. Na agencia que eu trabalhava, chamaram às pressas um cara que entendia de mobile, e pra nao deixar ele sem utilidade, o diretor de conta falava pros criadores enfiarem ação de mobile em tudo qto era campanha!

    Second Life foi a mesma coisa… todo mundo fez ação lá, sem nem saber porque! Só ouvia o burburinho de q aquilo era o futuro, inovador e etc…

    Mas tudo bem se a gente pensar que, só se aprende testando! Aí uma hora alguem acerta a mão. Mas temos que tomar cuidado porque com a mesma velocidade que esses novos meios, modas, comunidades aparecem, elas somem! Eu acho que o Twitter não dura mais 1 ano….

    A única que realmente ficou, foi o Orkut. Estão surgindo também novas empresas especialmente para anúncio em blogs e coisas do tipo. Essa idéia eu achei legal… dá uma olhada nesse site : http://www.boo-box.com.br . Apesar de o site ainda ser bem ruim, a idéia é legal.

    Um abraço mlk! Continua com o blog, e hoje é dia de fortes emoções no Morumbi!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: